


As imagens ajudam a explicar as referências do caminho percorrido pelo casal Giovanna E Guglielmo com seus sete filhos, saindo de San Leo em direção ao Brasil.
Cruzaram a toscana. Uma região especialmente bela. Possivelmente a região mais bela da Itália. Pode-se perceber o roteiro pelas indicações a partir da cidade de San Marino (vicino a San Leo). Partiram, naquela época, por terra, com crianças, assim sendo em transporte de tração animal, com as coisas que conseguiram reunir, às vésperas da decisão em vir para o Brasil.
Passsaram nas imediações de Firenze, indo até Lucca e então até Carrara, para assim adentrar a Liguria, e chegando a Gênova e alcançar o porto.
Não sabiam se conseguiriam embarcar de imediato, as notícias que corriam diziam do incentivo para a chegada dos imigrantes no Brasile, e toda assistência da hospedagem ao trabalho. Também se falava de incentivos às passagens, que eram gratuitas e que o Brasile urgia por trabalhadores no campo, especialmente nas culturas de café.
Em cada quilômetro da viagem, o jovem casal, permitia-se aos pensamentos da decisão tomada, mas isto já era um fato e agora estavam a caminho de uma nova vida em um novo lugar.
Giovanna apenas se permitiu derramar lágrimas no momento da decisão, agora olhava para frente, não podia se permitir algum tipo de medo ou arrependimento, a decisão estava tomada e olhava para seus filhos, pensando sobretudo neles, que iriam viver suas vidas em uma nova terra. Como seria Brasile?
Entrecortava os pensamentos com o saculejar da carruagem e fixava-se a contemplar os campos da toscana, tentando registrar os cheiros, as imagens de sua terra, pois sim, sabia, que não tinha data para voltar, se é que algum dia voltaria.
Guglielmo pensativo e calado, bradava coragem, arreando forças para fazer a viagem no tempo mais curto possível. Quanto antes chegassem ao porto de Gênova menos riscos corriam seus filhos. A situação na Itália era tensa e rebeldes circulavam por toda parte, cidades e campos.
Muitos foragiam-se nas fazendas e a luta era mesmo por sobrevivência.
Num instante de concentração da viagem, Guglielmo, avistando um grupo maior de pessoas, percebe que estão armados, e avisa a Giovanna..........
Isto ainda a umas quatro léguas de Firenze. Já haviam saído da região que circunda a terra dos Montefeltro........
Nenhum comentário:
Postar um comentário